O Que Olhar ao Comprar um Carro Usado? O Checklist “Anti-Cilada”

Vai comprar um carro usado? Não olhe apenas a lataria. Descubra a ordem certa para avaliar (histórico antes da visita), como identificar uso severo e fazer um test drive raiz.

Comprar um carro usado é um momento emocionante, mas também perigoso. Você vê o anúncio, as fotos estão lindas, o preço está bom e a vontade é fechar negócio na hora. É exatamente aí que a maioria das pessoas erra.

Saber o que olhar ao comprar um carro usado vai muito além de chutar o pneu ou olhar se a pintura está brilhando. Existem sinais “sorrateiros” de uso severo e problemas de histórico que só um olhar treinado percebe.

Neste guia, vamos te ensinar a avaliar como um profissional e a ordem correta dos fatores para você não perder tempo nem dinheiro.

A Regra de Ouro: Inverta a Ordem para Não Perder Dinheiro

Qual é o seu processo de compra?

  • Opção A: Ver o anúncio -> Ir até o local ver o carro -> Gostar -> Fazer a consulta do documento?
  • Opção B: Ver o anúncio -> Fazer a consulta Trakcar -> Se aprovado -> Ir ver o carro?

Se você escolheu a Opção A, você está correndo o risco de perder dinheiro e, principalmente, tempo.

Por que Consultar Antes de Visitar Economiza Tempo?

A Opção B é a única estratégia inteligente. Imagine que você se interessou por um carro que parece “imaculado” nas fotos. Você atravessa a cidade (ou até viaja para outro estado) para vê-lo.

Chegando lá, você se apaixona pelo carro. Só na hora de fechar, você descobre que ele tem um leilão de seguradora recuperado de batida ou dívidas não quitadas.

Você perdeu o dia, gastou combustível e se frustrou.

Tudo começa pelo histórico. A consulta online Trakcar serve para verificar e comparar as informações do anúncio com a realidade. Se o vendedor diz “nunca bateu”, mas a consulta aponta sinistro, você nem sai de casa. Trakcar é ganho de tempo, e ganho de tempo é economia de dinheiro.

O Detalhe Revelador: Sinais de Uso Severo que o Vendedor Esquece

Passou na consulta? Ótimo. Agora é hora da visita presencial. Além de lataria e motor, você precisa ser um detetive de “uso severo”.

Muitos carros têm a quilometragem adulterada (voltada) no painel, mas o desgaste físico não mente.

H3: Volante, Bancos e Pedais: O “DNA” da Quilometragem Real

Olhe para onde o motorista toca o tempo todo.

  • Volante: Está liso demais, descascando ou brilhando excessivamente?
  • Bancos: O assento do motorista está afundado ou com o tecido muito gasto na lateral?
  • Pedais: A borracha do pedal de freio e embreagem está gasta até o metal?
  • Botões do painel: Os botões estão desgastados, descascando tinta ou quebrados?

Um desgaste fora do normal nessas áreas em um carro com suposta “baixa quilometragem” é um sinal claro de adulteração ou uso severo e desordenado.

O Histórico Oculto: Foi de Locadora ou Frota?

Ninguém quer comprar um carro anunciado como “único dono” e descobrir depois que ele pertenceu a uma locadora e foi dirigido por centenas de pessoas diferentes.

Embora não seja necessariamente um defeito, carros de locadora ou frota de empresas tendem a ter um uso mais severo. O comprador tem o direito de saber disso antes, pois o preço de mercado muda.

Verificar a origem na consulta Trakcar evita que você seja enganado pagando preço de “carro de garagem” em um ex-carro de aluguel.

O Test Drive “Raiz”: Esqueça a Volta no Quarteirão

Não adianta dar uma volta no quarteirão em uma rua lisa e asfaltada. Isso não testa nada. Para pegar problemas de motor, suspensão ou caixa de direção, você precisa fazer um test drive “raiz”.

O Teste do Paralelepípedo (Suspensão e Direção)

Se possível, leve o veículo para uma rua ondulada, de paralelepípedo ou levemente esburacada. Desligue o som e o ar-condicionado e ouça o carro.

  • Suspensão: Ouviu batidas secas (“tuc-tuc”) ao passar nos buracos?
  • Caixa de Direção: Sente folga ou estalos no volante ao virar em piso irregular?

É no terreno imperfeito que as “maquiagens” mecânicas caem e os barulhos anormais aparecem.

Com a consulta Trakcar, você descobre:

Antes mesmo de fazer o test drive, uma consulta Trakcar garante que você saiba a verdade sobre o passado do veículo, incluindo:

  • Histórico Completo: A Consulta Master da Trakcar, fornece um panorama geral do veículo, essencial para identificar se ele tem histórico de leilão, sinistros, débitos, restrições, pendencias e ainda descobre o numero do RENAVAM
  • Passagem por Leilão: A Consulta de Leilão, informa se o veículo já foi a leilão e, em muitos casos, a origem (financeira, seguradora), indicando o nível de dano (Monta), nível de risco
  • Detecte Restrições Judiciais: A Consulta de Restrição Judicial, revela se o carro possui bloqueios que impediriam a transferência.
  • Alerta de Roubo e Furto: A Consulta de Roubos e Furtos, garante que você não está comprando um veículo ilegal.
  • Confirme Financiamento: A Consulta de Financiamento, verifica se já está quitado, se há alienação fiduciária, que precisa ser baixada para a transferência.
  • Acesse Dados Cadastrais: A Consulta de Dados Cadastrais, permite confirmar informações originais do veículo e proprietário para saber quem é o real dono do veículo, além de débitos e restrições.
  • Valide Chassi e Motor: A Consulta de Chassi e Motor, verifica e compara o numero do motor e do chassi para saber se são riginais ou foram trocados, alem de ajudar a identificar clonagens e possíveis adulterações
  • Ferramenta para Profissionais Automotivos: Esta consulta abrangente oferece um relatório detalhado e ferramentas para profissionais automotivos avaliarem e preencherem laudos cautelares com precisão.

Conclusão: Informação é Poder de Negociação

Saber o que olhar ao comprar um carro usado é uma mistura de investigação online e presencial.

Comece pela Trakcar para filtrar as ciladas documentais. Vá para a visita presencial para filtrar o desgaste físico. Seguindo essa ordem, você só gasta tempo com carros que valem a pena e chega na negociação com a certeza de estar fazendo um bom negócio.

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