Comprar um carro usado é um momento emocionante, mas também perigoso. Você vê o anúncio, as fotos estão lindas, o preço está bom e a vontade é fechar negócio na hora. É exatamente aí que a maioria das pessoas erra.
Saber o que olhar ao comprar um carro usado vai muito além de chutar o pneu ou olhar se a pintura está brilhando. Existem sinais “sorrateiros” de uso severo e problemas de histórico que só um olhar treinado percebe.
Neste guia, vamos te ensinar a avaliar como um profissional e a ordem correta dos fatores para você não perder tempo nem dinheiro.
A Regra de Ouro: Inverta a Ordem para Não Perder Dinheiro
Qual é o seu processo de compra?
- Opção A: Ver o anúncio -> Ir até o local ver o carro -> Gostar -> Fazer a consulta do documento?
- Opção B: Ver o anúncio -> Fazer a consulta Trakcar -> Se aprovado -> Ir ver o carro?
Se você escolheu a Opção A, você está correndo o risco de perder dinheiro e, principalmente, tempo.
Por que Consultar Antes de Visitar Economiza Tempo?
A Opção B é a única estratégia inteligente. Imagine que você se interessou por um carro que parece “imaculado” nas fotos. Você atravessa a cidade (ou até viaja para outro estado) para vê-lo.
Chegando lá, você se apaixona pelo carro. Só na hora de fechar, você descobre que ele tem um leilão de seguradora recuperado de batida ou dívidas não quitadas.
Você perdeu o dia, gastou combustível e se frustrou.
Tudo começa pelo histórico. A consulta online Trakcar serve para verificar e comparar as informações do anúncio com a realidade. Se o vendedor diz “nunca bateu”, mas a consulta aponta sinistro, você nem sai de casa. Trakcar é ganho de tempo, e ganho de tempo é economia de dinheiro.
O Detalhe Revelador: Sinais de Uso Severo que o Vendedor Esquece
Passou na consulta? Ótimo. Agora é hora da visita presencial. Além de lataria e motor, você precisa ser um detetive de “uso severo”.
Muitos carros têm a quilometragem adulterada (voltada) no painel, mas o desgaste físico não mente.
H3: Volante, Bancos e Pedais: O “DNA” da Quilometragem Real
Olhe para onde o motorista toca o tempo todo.
- Volante: Está liso demais, descascando ou brilhando excessivamente?
- Bancos: O assento do motorista está afundado ou com o tecido muito gasto na lateral?
- Pedais: A borracha do pedal de freio e embreagem está gasta até o metal?
- Botões do painel: Os botões estão desgastados, descascando tinta ou quebrados?
Um desgaste fora do normal nessas áreas em um carro com suposta “baixa quilometragem” é um sinal claro de adulteração ou uso severo e desordenado.
O Histórico Oculto: Foi de Locadora ou Frota?
Ninguém quer comprar um carro anunciado como “único dono” e descobrir depois que ele pertenceu a uma locadora e foi dirigido por centenas de pessoas diferentes.
Embora não seja necessariamente um defeito, carros de locadora ou frota de empresas tendem a ter um uso mais severo. O comprador tem o direito de saber disso antes, pois o preço de mercado muda.
Verificar a origem na consulta Trakcar evita que você seja enganado pagando preço de “carro de garagem” em um ex-carro de aluguel.
O Test Drive “Raiz”: Esqueça a Volta no Quarteirão
Não adianta dar uma volta no quarteirão em uma rua lisa e asfaltada. Isso não testa nada. Para pegar problemas de motor, suspensão ou caixa de direção, você precisa fazer um test drive “raiz”.
O Teste do Paralelepípedo (Suspensão e Direção)
Se possível, leve o veículo para uma rua ondulada, de paralelepípedo ou levemente esburacada. Desligue o som e o ar-condicionado e ouça o carro.
- Suspensão: Ouviu batidas secas (“tuc-tuc”) ao passar nos buracos?
- Caixa de Direção: Sente folga ou estalos no volante ao virar em piso irregular?
É no terreno imperfeito que as “maquiagens” mecânicas caem e os barulhos anormais aparecem.
Com a consulta Trakcar, você descobre:
Antes mesmo de fazer o test drive, uma consulta Trakcar garante que você saiba a verdade sobre o passado do veículo, incluindo:
- Histórico Completo: A Consulta Master da Trakcar, fornece um panorama geral do veículo, essencial para identificar se ele tem histórico de leilão, sinistros, débitos, restrições, pendencias e ainda descobre o numero do RENAVAM
- Passagem por Leilão: A Consulta de Leilão, informa se o veículo já foi a leilão e, em muitos casos, a origem (financeira, seguradora), indicando o nível de dano (Monta), nível de risco
- Detecte Restrições Judiciais: A Consulta de Restrição Judicial, revela se o carro possui bloqueios que impediriam a transferência.
- Alerta de Roubo e Furto: A Consulta de Roubos e Furtos, garante que você não está comprando um veículo ilegal.
- Confirme Financiamento: A Consulta de Financiamento, verifica se já está quitado, se há alienação fiduciária, que precisa ser baixada para a transferência.
- Acesse Dados Cadastrais: A Consulta de Dados Cadastrais, permite confirmar informações originais do veículo e proprietário para saber quem é o real dono do veículo, além de débitos e restrições.
- Valide Chassi e Motor: A Consulta de Chassi e Motor, verifica e compara o numero do motor e do chassi para saber se são riginais ou foram trocados, alem de ajudar a identificar clonagens e possíveis adulterações
- Ferramenta para Profissionais Automotivos: Esta consulta abrangente oferece um relatório detalhado e ferramentas para profissionais automotivos avaliarem e preencherem laudos cautelares com precisão.
Conclusão: Informação é Poder de Negociação
Saber o que olhar ao comprar um carro usado é uma mistura de investigação online e presencial.
Comece pela Trakcar para filtrar as ciladas documentais. Vá para a visita presencial para filtrar o desgaste físico. Seguindo essa ordem, você só gasta tempo com carros que valem a pena e chega na negociação com a certeza de estar fazendo um bom negócio.